ESTÚDIO DE CARMEN & ANXO · GALIZA · PORTUGAL

UCHA polo que tés


Exposição de Carmen Martín no Café Sevilla de Ferrol
(5 de dezembro de 2018 - 5 de janeiro de 2019).



Durante todo o mês de dezembro do 2018 e parte de janeiro do 2019 Carmen tivo no famoso Café Sevilla uma exposição de pintura baseada nos prédios de Ucha Piñeiro de Ferrol.

Uma exposição que foi preciosa, em todos os sentidos.

Abraiantes os quadros, pintados com toda a sabedoria duma pintora de grande experiência como a Carmen Martin, que artisticamente tem suposto um estímulo para a autora tanto polo belo tema, querido e conhecido desde a mais tenra infância pola pintora, como polas técnicas e suportes variados e que têm ido desde o óleo à aguarela, as mixtas ou o microcimento pigmentado, como polos formatos, que têm ido desde os mais grandes até medianos, pequenos e mesmo miniaturas, tondos, quadrados, hexágonos...

Ademais, nesta ocasião tem-se aproximado ao método de elaboração das suas ilustrações e murais, investigando em profundidade os prédios retratados, procurando imagens de arquivo, trabalhando no estúdio...

Fantásticas as actividades que têm acompanhado a exposição:









  • JOGO INAUGURAL. Durante as inaugurações, Carmen Martin costuma organizar algum jogo que obrigue um pouco a gente a esquadrinhar os quadros. Desta vez, cada um dos quadros incluiu um fragmento duma cita de Leonardo da Vinci. O prémio foi uma obra da pintora, e foi ganho num tempo recorde por Estela, conhecida pola tenda de Belas Artes "A Vella fábrica de lápis". 
  • CONFERÊNCIA SOBRE A ARQUITECTURA DE RODOLFO UCHA PINHEIRO. O dia 17 de dezembro às 8 da tarde a nossa amiga a historiadora Pilar Freire impartiu uma conferência sobre a obra arquitectónica de Ucha Pinheiro na sua faceta modernista, ilustrada com os quadros da exposição.
  • RETRATISTA NÓMADA GALIZA. O grupo de Retratistas Nómadas reuniu-se de novo após vários meses de descanso coincidindo com o feche da exposição o dia 5. A partir deste, todos os primeiros sábados de cada mês viremos ao Sevilla para os RETRATOS SEVILLEIROS, independentemente de que sejam feitas outras reuniões. Carmen estivo ali fazendo uns fantásticos retratos com aguarelas e em grande formato.
As lâminas foram a novidade nesta exposição. Com um preço de 5 euros as pequenas (DIN A5) e 10 as grandes (DIN A4), têm-se vendidas muitíssimas reproduções, e seguem à venda na Vella Fábrica de Lápis e irão levando-se a outros lugares. Em breves fará-se também uma tirada de postais sobre os edifícios de Ucha Pinheiro.

A família de Ucha, o artista homenageado, assistiu à inaguração da exposição em pleno. Foi uma grande honra e um prazer estar com eles e saber mais sobre o grande arquitecto.
O Sevilla. O café Sevilla organiza exposições com regularidade, e além disso fai delas o centro das suas actividades, nas que hai tertúlias, canções, concertos, coros e muito mais. Também, a parelha formada por Elga e Carlos levam o seu negócio com uma alegria e familiaridade que vão mais alá do habitual. É um prazer estarmos com gente tão maravilhosamente amável e activa.

Enviar um comentário

0 Comentários